Brasil Mergulho - A referência em mergulho
 

Principal     Artigos > Conhecimentos Gerais
  
Imprimir Favoritos Recomende
Ataque de tubarões em Recife: Um causa natural ou artificial ?

Ontem assistindo à TV, acabei vendo mais uma notícia sobre um ataque de tubarão em Recife-PE, onde um surfista ficou gravemente ferido. Pois bem, apesar de não ser muito fã deles, acredito em uma hipótese que alguns biólogos me contaram, onde  esses ataques de tubarões, de certa forma, teriam haver com a própria ação do homem.

Recife, é uma cidade localizada no nordeste brasileiro, com águas quentes e com vida marinha abundante e variada. A praia principal, Boa Viagem, possui arrecifes que correm em paralelo à praia por alguns kilômetros.

Segundo alguns biólogos e oceanógrafos, o principal vilão dos ataques seria um quebra-mar construído na entrada do porto de Recife, afim de, facilitar a entrada dos navios e embarcações na área.

 

Você deve estar se questionando agora: um quebra-mar ?

Isso mesmo, pois com a construção deste quebra-mar, que por sinal, está em paralelo ao litoral, ele estaria desviando as águas do Rio Capibaribe para os lados, onde parte de suas águas estaria indo em direção à praia de Boa Viagem e para Olinda.

Com isso, todos os nutrientes deste rio que antes iam diretamente para o alto mar, estariam sendo deviados para esses pontos, fazendo com que os animais que se alimentavam desse nutrientes em alto mar, cheguem mais próximo das praias da região, e consequentemente, os tubarões também tiveram que chegar mais próximo para se alimentam.

Foram vistos logo após os arrecifes, diversos acasalamentos dos tubarões, e devido à grande quantidade de nutrientes, existe à tendência que eles permaneçam por ali.

Um fato confirmado, é que nos mergulhos realizados nos naufrágios da região (que não estão tão próximos às praias), não se esbarra com os tubarões, e é realmente raro encontrar com eles durante os mergulhos, indicando assim, que esses animais realmente estariam próximos às praias.

Se realmente esta hipótese for verdadeira, concluímos que mais uma vez o homem alterou a cadeia alimentar dos animais e agora sofre as consequencias e as pessoas ainda se perguntam, "Porque os tubarões estão atacando na praia".


Praia da Boa Viagem

 

 

 

 

 



Clécio Mayrink, nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS. Em 1990 se formou como Dive Master pela PADI, sendo atualmente, mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998, foi consultor técnico sobre mergulho no Atlas dos Esportes no Brasil, um projeto promovido pelo Ministério dos Esportes, relacionando todo o histórico dos esportes no Brasil, e consultor no projeto de proteção mundial de naufrágios promovido pela ONU / UNESCO. É juiz internacional AIDA e integrou a expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008.

Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 25 países, atuando em reportagens para revistas e TV's.

Foi o responsável pela integração de sistemas tributários entre a Secretaria Estadual de Fazenda do Rio de Janeiro e a Receita Federal, além de ter sido um dos responsáveis pelo SINTEGRA, para troca de informações fiscais entre Estados.

 














 
  Topo
 
     
    Termos de Uso     Mídia     Anuncie     Fale Conosco  
     
    Parceiros  
 
     
Apoiamos
Daniel Botelho
Instituto Laje Viva
Revista Mergulho
Coral Restoration Foundation    
Projeto Meros do Brasil    
Conexões

 
   
  O site Brasil Mergulho é integrante da Brasil Mergulho Produções e foi criado com a missão de oferecer informações sobre Mergulho e todos os assuntos relacionados de forma qualificada, rápida e gratuita. O Brasil Mergulho Produções não se responsabiliza pelo conteúdo exposto, não comercializa produtos e não atua na área de cursos e treinamentos de mergulho. Caso você não concorde com algum conteúdo exposto neste portal ou possua alguma dúvida em relação aos termos de uso do portal, entre em contato com nossa equipe para mais esclarecimentos. Publicidades e campanhas aqui veiculadas, não refletem nossa opinião. Mergulhar requer cursos e treinamentos.